CAMPANHA SENSIBILIZAÇÃO

digitalizar0049

A Câmara Municipal de Mação encontra-se a promover uma Campanha de Sensibilização para a Esterilização e o Não Abandono de Animais de Companhia.

Os cães e gatos não destinados à reprodução deveriam ser esterilizados ou castrados sendo que a diminuição da natalidade, em particular nos cães e nos gatos, é um dos maiores auxílios no controlo do abandono.

São 3 os grandes desafios desta Campanha e os Apelos que a Autarquia deixa:

• Colabore na prevenção das populações errantes!
  • Ajude a diminuir o número de animais sacrificados!
  • Contribua para evitar os cruzamentos de raças, potenciadores de comportamentos e defeitos indesejáveis.

Qualquer dúvida deve informar-se junto do seu médico-veterinário assistente ou do médico-veterinário municipal.

O que é a Esterilização?

• É o procedimento que torna os animais estéreis, incapazes de produzir descendência.
  • É uma medida que deve ser promovida por razões sociais e de bem-estar animal.
  • Pode ser conseguida quimicamente ou cirurgicamente.
  • A escolha do método depende do detentor, que deve ser aconselhado pelo veterinário,
  • Os métodos químicos, por administração de anticoncecionais, são reversíveis, obrigam a administração periódica e têm alguns efeitos secundários.
  • A esterilização cirúrgica é um método definitivo, que só deve ser realizado sob anestesia por médico-veterinário.
  • As técnicas cirúrgicas de esterilização mais habituais consistem na remoção dos testículos nos machos e dos ovários nas fêmeas, embora alguns veterinários defendam também a remoção do útero.

Vantagens

• Evita o sobrepovoamento! O aumento do número de ninhadas indesejáveis leva ao abandono de animais, os quais ficam sujeitos a fome, doenças, maus tratos, atropelamento, mordeduras, contribuindo para a existência de canis sobrelotados e elevado número de animais sacrificados anualmente.
  • Diminui o risco de desenvolvimento de tumores nos órgãos reprodutores dos animais.
  • Diminui a agressividade nos machos, que ficam mais tranquilos.
  • Diminui o risco de fuga dos machos, que procuram fêmea e de visitas inoportunas dos machos da vizinhança, em caso de fêmeas em cio.
  • Diminui o incómodo causado pelo cheiro desagradável e pelos corrimentos dentro de casa.
  • Não muda a personalidade do animal, nem o instinto da caça ou o de proteção e guarda da casa.

A esterilização cirúrgica é dolorosa?

Esta cirurgia é realizada sob anestesia geral, por um médico-veterinário, após o que se recomenda administração de analgésicos.

Esterilizar é caro?

Os preços variam um pouco, sendo que os gastos relacionados com a esterilização são apenas uma parte dos valores inerentes à saúde e bem-estar de um animal, como é o caso da alimentação, desparasitações e vacinações.

Não é perigoso?

A remoção dos testículos, habitualmente designada por castração, é um processo rápido, simples e pouco traumático. A ovariohisterectomia, nome dado à remoção dos ovários e útero das fêmeas é um procedimento com maior complexidade, embora seja considerada uma cirurgia de rotina e muito segura.

Qual a idade aconselhada para esterilizar?

A idade mais aconselhada para a esterilização não é consensual, embora, em situações que visem resolver problemas específicos, como é o caso da sobrepopulação, se adote a esterilização precoce, preferencialmente antes da maturidade sexual, que ocorre aos 6-8 meses de idade.

Os animais não vão engordar?

Esse é um risco, mas pode ser ultrapassado através da administração de ração adequada e da prática de exercício.