Não existem eventos no calendário

agosto 2020

OBRIGADO!

PICARETO Selo

O Picareto é o Finalista Regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular do Distrito de Santarém. O apuramento aconteceu esta quarta-feira, 15 de julho, no programa dedicado às 7 Maravilhas do distrito de santarém que decorreu, em direto, na Praia Fluvial de Ortiga.
Mação, o Concelho e todos nós, estamos simultaneamente de parabéns e agradecidos.
A candidatura múltipla que apresentámos ao Concurso está a manifestar-se de sobeja importância para todos nós. A iniciativa de participar assentou na premissa inquestionável de que temos uma cultura popular única. O interior do País é sinónimo de cultura popular e Mação é um excelente exemplo disso mesmo.

Como tal, tivemos dois finalistas entre os sete do Distrito de Santarém e, no dia 15 de julho, vimos uma das nossas candidaturas, o Picareto, ser o Finalista do Distrito. Um prazer imenso e uma honra para Mação passar à próxima fase como representante do Distrito de Santarém com um barco típico desta região e do Tejo, que é de todos nós!
Uma palavra de agradecimento a todos quantos votaram no Picareto bem como ao padrinho desta candidatura, Arlindo Consolado Marques, Guardião do Tejo. Uma outra palavra de agradecimento a quem votou nas Velas de Cardigos e ao honroso 4.º lugar que obtiveram. Foi muito bom ver o reconhecimento ou a descoberta de muitos desta indústria tão importante no nosso Concelho. As Velas de Cardigos foram magistralmente apadrinhadas por Carlos Alexandre.
O nosso Coração bateu mesmo e sempre a dobrar até ao último minuto! Não podemos deixar de louvar as classificações obtidas, nesta fase, pelas duas Maravilhas do nosso Concelho. Que orgulho!
Obrigado aos seus representantes por terem aceite o desafio da Câmara Municipal de Mação em participar neste Concurso e por tudo terem feito para elevar, cada uma à sua maneira e dentro das suas especificidades, o nome do nosso Município! Um agradecimento também às duas Comissões de Acompanhamento destas duas candidaturas pelo trabalho e dedicação sempre demonstrados!

A todos aqueles que connosco viveram esta final distrital, o reconhecimento pelo trabalho, pelo saber fazer e pela perpetuação da cultura e tradição deste distrito. Parabéns às Capelas Enfeitadas com Tapetes de Flores do Sardoal, à Festa da Bênção do Gado de Torres Novas, à cestaria de Junco de Coruche, à Festa de Nossa senhora da Boa Viagem de Constância e à Manta de Minde de Alcanena. Pela exposição e representação que demos ao distrito, estamos todos de parabéns.

Refeitos da emoção que foi termo-nos tornado pré-finalistas a nível nacional vamos agora preparar a próxima fase em que voltaremos a contar com o voto e apoio de todos, desta vez representando não só Mação, mas todo o distrito de Santarém. O Picareto é mais do que um bote, é um barco construído pelos Calafates da região, adaptado às necessidades dos pescadores, envolvendo o suor e o saber de homens como o Ti Manuel Fontes, o último Calafate do Concelho de Mação, o Ti Vitorino que muitos ainda recordam a manobrar o Picareto que fazia a travessia entre Ortiga e Alvega e os muitos Pescadores que fizeram do Tejo a sua vida, honra seja feita à sua memória.

Uma última palavra de agradecimento à produção deste Concurso e do programa que lhe dá voz, à RTP, pelo excelente trabalho que promovem, particularmente com todos os constrangimentos que a Pandemia traz a um trabalho que já não é, de si, fácil. Toda a equipa foi fantástica e termos tido este programa na televisão todo o dia, a possibilidade de termos mostrado de uma forma tão abrangente Mação ao País e ao Mundo foi uma experiência única, um feito impagável, que todos os Maçaenses agradecem.

Esta fase dos apuramentos regionais termina no dia 14 de agosto. Ao que já se sabe as votações para as semifinais irão abrir dia 16 de agosto 2020, o número do Picareto será o mesmo 760207755 e a partir deste dia, até às semifinais, que acontecerão em finais de agosto, continuaremos a contar com Todos.
O interior tem uma capacidade historicamente comprovada de lutar, de se insurgir às adversidades e de sobreviver. Vamos à próxima fase com garra, agarrados à nossa tradição e honrando a memória dos nossos antepassados.