MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CMM

brasão

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MAÇÃO

Caros/as Maçaenses,

O nosso Concelho vive uma situação de extrema gravidade face à Pandemia COVID-19 e aos inúmeros casos que se têm verificado, nomeadamente na última quinzena de dezembro, como aliás já tínhamos referido por essa altura.
Em consequência dos números verificados, o Concelho de Mação passou para o nível de risco extremamente elevado, implicando tal facto um significativo número de restrições que teremos de cumprir.

Quero, a propósito do momento que vivemos, sublinhar aquilo que, por diversas vezes, tenho dito e a mensagem que tenho tentado, provavelmente sem sucesso, passar. Este não é o tempo de desânimo, de quezílias, de “passar culpas”, de “apontar o dedo” a tudo e a todos. Temos, em conjunto, de fazer um esforço para compreender que estamos perante uma Pandemia gravíssima, à escala mundial e que aquilo que aqui nos está a acontecer já aconteceu e pode a vir a acontecer bem perto de nós, na nossa família, nos concelhos limítrofes, em qualquer lado…
Cada um de nós, e a nossa terra, não vivemos numa bolha isolados de tudo e de todos, logo os riscos são inúmeros, até por vários fatores, nomeadamente pelos grupos de risco e pessoas extraordinariamente vulneráveis que vivem no nosso Concelho.

Não quero com isto dizer que não há responsabilidades individuais, em cada um de nós, nesta situação. É evidente que as há, é evidente que muitos de nós, a começar por mim, nem sempre fizemos tudo bem e uma ou outra vez poderíamos ter tido um comportamento diferente, mas, quero acreditar, ninguém teve comportamentos menos próprios com o intuito de colocar em perigo a sua vida ou a de outros.

Este é o tempo em que devemos, ainda mais, confiar naqueles que têm responsabilidades nesta matéria, aceitar as suas recomendações e cumprir as suas determinações. É o tempo em que, também, devemos compreender a pressão a que todos estamos sujeitos e perceber um ou outro excesso que possa ser dito ou escrito. É o tempo em que nos devemos saber colocar no lugar do outro. É o tempo de nos ajudarmos uns aos outros e de reconhecer e agradecer o extraordinário trabalho de Homens e Mulheres que cuidam dos mais vulneráveis, dos que mais precisam de ajuda.
É este tempo de UNIÃO e COMPREENSÃO!

Vamos, juntos, ultrapassar mais este momento difícil, mais esta provação, com FORÇA, CORAGEM e RESILIÊNCIA!

Mação, 07 de janeiro de 2021

O Presidente da Câmara Municipal de Mação