agosto 2018

COMUNICADO À POPULAÇÃO

brasão

O Município de Mação alerta os seus Munícipes para as recomendações de várias entidades face à subida das temperaturas nos próximos dias.
Reforçamos que proteção e prevenção, na floresta e também na saúde, começa em cada um de nós pelo bem de todos!

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta que a nossa zona vai estar em aviso vermelho a partir de quinta-feira por causa da persistência dos valores elevados da temperatura máxima.

A Direção Geral de Saúde aconselha:
Mantenha-se hidratado;
Mantenha-se protegido do calor;
Mantenha a casa fresca;
Mantenha-se atento e proteja-se se tiver algum problema de saúde;
Mantenha-se em contacto e atento aos outros;
Tenha especial atenção, entre outros, com os doentes crónicos, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil recorda ainda que decorre até 30 de setembro o período crítico de incêndios. Assim:
- Não pode fazer queimadas extensivas;
- Não pode fazer queimas de amontoados;
- É proibido o uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
- É proibido fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;
- É proibido o lançamento de balões de mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal;
- É proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
- É obrigatório usar de dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 tonelada.
Prepare-se e proteja-se dos incêndios rurais.

Mação, 31 julho 2018

AVISO À POPULAÇÃO

Aumento da severidade meteorológica - Incremento do risco de incêndio rural e de possíveis impactos na saúde pública