Mação, Concelho Amigo do Idoso

 

 

cocelho isoso

 

A Câmara Municipal de Mação criou um novo Programa de Intervenção Junto dos Idosos do Concelho de Mação designado “Mação, Um Concelho Amigo dos Idosos”. Trata-se de uma política municipal de apoio aos idosos Maçaenses que assenta em estratégias que valorizam e promovem o seu desenvolvimento, participação, autonomia, saúde física e psíquica, em prol da melhoria da sua qualidade de vida assim como do seu enriquecimento social e cultural.

Esta resposta de apoio ao idoso integra as seguintes acções:

 

- Clube Sénior de Mação

clube sénior


O Clube Sénior destina-se a pessoas com 60 ou mais anos residentes no Concelho de Mação. O Município de Mação procura proporcionar aos idosos atividades educativas, culturais, formativas e recreativas, de modo a que estejam ocupados e estimulem as suas capacidades.
É uma forma, gratuita, de promover o envelhecimento ativo através de atividades descentralizadas (15 grupos no concelho), que promovem o bem-estar físico, psíquico e social.

As atividades são dinamizadas por vários técnicos da Câmara Municipal de Mação e uma técnica afeta ao projeto “+ Atividade, – Solidão”, apoiado pela Fundação Gulbenkian.

Os mais de 300 membros têm aulas de educação física, nutrição, ginástica mental, trabalhos manuais, recolha de património imaterial e reciclagem.

Foi ainda implementado nos Grupos do Clube Sénior, o projeto Sénior Digital que procura promover o contacto e introdução às novas tecnologias. O grande objetivo é generalizar a literacia digital à população sénior, através de um projeto integrador.

Participe, inscreva-se no Posto de Turismo (241573450), nas Piscinas Municipais (241573235) ou no Serviço de Ação Social (241577283).

FOLHETO INFORMATIVO AQUI.

Ficha de inscrição disponível aqui.

 CSEN LOGONOVO

 

 

- Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa

gapi2

Um espaço de apoio ao idoso na resolução de várias questões, nomeadamente direitos e benefícios que lhe assistem em diversas áreas como: serviços, equipamentos, saúde, segurança social, entre outros. Aqui poderá ainda tratar, de forma descentralizada, do Cartão Mação + Vida.

Para que este serviço seja acessível a todos, os atendimentos serão descentralizados da sede do Concelho sendo que, sob forma de marcação, o idoso poderá ser atendido na sua Freguesia/localidade e, caso se justifique a situação, poderão efectuar-se visitas domiciliárias.

Através deste gabinete será possível identificar as principais necessidades de forma a mediar e encaminhar o Munícipe para eventuais respostas sociais. Qualquer idoso poderá deslocar-se ao serviço e solicitar apoio na resolução de qualquer problema. Da mesma forma, qualquer Munícipe poderá também ali sinalizar situações de idosos que se encontrem em situação de alguma vulnerabilidade.

 

- Apoio a Idosos com a Doença de Alzheimer e/ou outras Demências

Pretende-se oferecer aos idosos com problemas demenciais um acompanhamento mais efectivo a nível psicológico, através de uma parceria com a Alzheimer Portugal, à qual a Câmara Municipal de Mação solicitou a celebração de um protocolo. Através desta parceria, que assumirá uma vertente especializada, será também possível apoiar o familiar/cuidador do doente demencial na prevenção da sobrecarga psicológica associada ao acto de cuidar.

 

 

 

- Universidade Sénior

senior

A Câmara Municipal de Mação juntou-se em 2015 à RUTIS – Associação Rede de Universidades da Terceira Idade para a criação de uma Universidade Sénior em Mação.
A RUTIS é uma instituição de utilidade pública, de âmbito nacional, com sede em Almeirim e que visa promover o envelhecimento ativo e apoiar as Universidades Séniores.
Tal como as outras Universidades Séniores, a do Concelho de Mação é mais uma resposta social à Terceira Idade, no combate ao isolamento e à exclusão social.
Com esta resposta, a Câmara Municipal de Mação pretende incentivar os séniores, pessoas a partir dos 50 anos, a participarem na sociedade de modo ativo, por forma a envelhecerem ativamente e prevenir a dependência de terceiros.
Para além de um projeto educativo e formativo, este é igualmente um projeto social e de saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos séniores, assim como profilaxia para o isolamento e exclusão social.
As Universidades Séniores, apesar de ministrarem cursos e disciplinas, funcionam fora do sistema escolar dando primazia à divulgação e convívio cultural, num sistema de educação informal que não conduz à certificação. Visam criar e dinamizar regularmente atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, em regime não formal, sem fins de certificação e num contexto de aprendizagem ao longo da vida.
Mais do que um projeto educativo e formativo, este é um projeto social, que para além do conhecimento pretende combater a solidão e o isolamento, favorecer o convívio e a ocupação das pessoas mais velhas, sobretudo após a reforma.
Numa perspetiva de continuar a melhorar a qualidade de vida dos séniores, a Câmara Municipal avançará com a criação desta Universidade.

 

- Mação Contra a Solidão

Será o reavivar de um projecto já existente no Concelho que consiste em reunir voluntários para apoiar os idosos mais isolados social e geograficamente.

 

- Sessões Formativas

Sessões cujo objectivo é promover acções de sensibilização sobre temáticas ligadas aos idosos e à terceira idade, destinadas a cuidadores, técnicos, parceiros e comunidade em geral.

 

 

 

 

 

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de privacidade.

Aceitar utilização de cookies.