PERCURSOS DE ORIENTAÇÃO
Mação
O Município de Mação é terra de encantos e sabores, com um património natural e cultural únicos, bem no Centro de Portugal, onde o Ribatejo abraça a Beira Baixa e ainda toca o Alentejo.
Mação, no distrito de Santarém, uma terra de extrema riqueza cultural, arqueológica e gastronómica que goza de uma paisagem que varia entre uma beleza montanhosa – com cascatas que fazem piscinas do seu leito, rochedos implementados nas costas das serras e ar puro montanhês – tudo assente num registo histórico bastante completo.
Mação é uma experiência que combina a tranquilidade de repousar na natureza e a curiosidade de passear em locais cheios de história. Toda a área do Concelho constitui riquíssima zona paleontológica e arqueológica.
Mação já foi distinguido pela UNESCO como Cidade da Aprendizagem, fruto da política global em relação à educação e que culmina no trabalho que é desenvolvido no Instituto Terra e Memória.
Este Concelho oferece as condições ideais para o desenvolvimento do tecido económico e empresarial local e da região. Com três Zonas Industriais à disposição, em Cardigos, Mação e Ortiga, e um moderno Centro de Negócios/Ninho de Empresas, numa clara aposta do Município à captação de novas empresas e incentivo ao investimento.
Entre as serras mais importantes no Concelho distinguem-se o Bando dos Santos e o Bando de Codes, no centro do Concelho, de onde se desfruta de uma bela e grandiosa paisagem. A norte podemos encontrar a Serra de Santo António, a Serra da Amêndoa, Serra da Galega e Serra das Águas Quentes e, no sul do Concelho, as Serras da Alfeijoeira, a Serra do Casal e a Serra do Moledo.
Os cabeços e Conheiras estão densamente povoados por arbustos e plantas silvestres, como o tojo, a urze, a carqueja, o zimbro, o medronheiro, a esteva e a giesta e ervas aromáticas como o tomilho, o rosmaninho, o poejo, o orégão e a erva cidreira encontram-se um pouco por todo o lado. A abelha continua a ser uma importante base económica do Concelho, figurando no Brasão Municipal.
Do período romano podem ser visitadas as várias pontes que se espalham um pouco por todo o Concelho, entre elas a Ponte da Ladeira (Envendos), a maior, com seis arcos de volta perfeita e proporções diferentes, a Ponte da Isna, apenas com três arcos, e a Estação Arqueológica Romana do Vale do Junco (Ortiga), monumentos classificados.
A Gastronomia do Concelho de Mação é muito rica e variada, entre os fumeiros e o Rio, os olivais, a variedade das hortas e dos quintais. Partilha muito dos sabores fortes que se encontram no Alto Alentejo, assim como a tradição das Beiras.
Falamos dos enchidos, do presunto, do maranho ou da lampreia e peixe do Rio. Inesquecíveis são as Tigeladas de Cardigos, o Mel, o Bolo dos Santos, as Fofas de Mação (Cavacas) e os Torrados.
A atividade cultural é muito rica e diversificada. Para ficar a par de todos os eventos, exposições, atividades e estreias no Município de Mação, basta seguir as nossas redes sociais.
Em Mação é sempre bem-vindo, pois chegou ao seu destino!
PR1 – Cabeço da Cruz
Este percurso percorre, em anel, a vila de Mação e é a Rota privilegiada para conhecer a sede do Concelho com início e fim junto ao posto de turismo de Mação.
Tem vários pontos de interesse dois quais se destacam: o Miradouro do Cabeço da Cruz, o Jardim Municipal, Igreja Matriz de Mação, entre outros.
PR2 – Brejo e Bando dos Santos
Percurso com vistas soberbas, que se estende pela serra do Bando e por algumas aldeias próximas. Fazendo do parque de merendas do Brejo o ponto de partida, pode planear o percurso em função do que pretende visitar uma vez que existem várias variantes.
Vários pontos de interesse dois quais se destacam: Baloiço panorâmico e Miradouro da serra do Bando, lagoa superior do Bando, entre outros.
PR3 – Carvoeiro
A Rota inicia e termina na Praia Fluvial de Carvoeiro, a mais galardoada em todo o Médio Tejo, e percorre parte do planalto norte do Concelho de Mação. Este percurso é também clicável.
Vários pontos de interesse dois quais se destacam: Estruturas glaciogénicas da ribeira do Aziral, Lage, entre outros.
PR4 – Ortiga Sul
Percurso rico e diversificado entre o rio e a serra, com paisagens arrebatadoras que permitem o contacto com zonas agrícolas, zonas de pastagem e zonas piscatórias, percurso circular com início e fim no centro da vila de Ortiga no largo João de Oliveira Casquilho, o percurso tem passagem junto a Praia Fluvial de Ortiga.
Vários pontos de interesse dois quais se destacam: Anta da Foz do Rio frio, Miradouro da Boavista, Miradouro natural cova das almas.
PR5 – Queixoperra
Percurso com elevando património e biodiversidade em toda a sua extensão e que proporciona uma agradável caminhada, o ponto de inico e fim é no centro da aldeia de Queixoperra no Largo do Centro recreativo e cultural.
Vários pontos de interesse dois quais se destacam: Miradouro natural da serra do corvo, Poço das talhas ou a represa do Cabril.
PR6 – Amêndoa
Itinerário rural com historia e uma enorme riqueza cultural e geológica que engloba grande parte da freguesia, com início e fim no Largo da Igreja.
Vários pontos de interesse dois quais se destacam: Poço do Mourão, Cruzeiro da Amêndoa, Miradouro Serra da Amêndoa entre outros.
PR7 – Casas da Ribeira/ Caratão
Percurso com início e fim nas Casas da Ribeira junto a Capela do Sr. dos Aflitos, por excelência é a Rota das ribeiras, açudes e levadas, que proporciona várias variantes pois é constituída por 3 anéis ligados entre si.
Vários pontos de interesse dois quais se destacam: Açude das Casas da Ribeira, Fonte dos Namorados, Buraca da Moura, entre outros.
PR8 – Envendos
Um dos trilhos mais exigentes do Concelho de Mação, com paisagens verdadeiramente arrebatadoras, com inicio e fim no centro da vila de Envendos.
Vários pontos de interesse dois quais se destacam: Miradouro do Maxial, Pego da Rainha ou o Miradouro natural dos meandros da Pracana.
PR9 – Penhascoso
Percurso com início e fim no centro da Vila de Penhascoso e que se estende ao longo de um extenso e verdejante vale que têm como principal fio condutor a Ribeira do Coadouro.
Vários pontos de interesse dois quais se destacam: Miradouro da Serra da Feiteira, Açude da Ribeira do Coadouro, Poço da Penha.
PR10 – Cardigos praia
Percurso em formato circular com início e fim na Praia Fluvial de Cardigos uma das mais procuradas do Médio Tejo, estende-se maioritariamente por caminhos rurais com recantos encantadores e paisagens campestres.
Vários pontos de interesse dois quais se destacam: Fonte Romana Chão do Pião ou a Capela da Serra de Santo António.