Conhecer

O património natural de Mação assume-se como parte da identidade do concelho. A paisagem de Mação é o resultado de uma ação humana continuada que aproveitou a riqueza singular dos recursos endógenos.


As serras dispersas por todo o território - Bando dos Santos, Bando de Codes, Santo António, Amêndoa, Galega, Águas Quentes, Alfeijoeira, Casal e Moledo – fazem sobressair um mosaico verde com um elevado interesse paisagístico e que oferece os “bons ares” de Mação.


A este mosaico verde associa-se uma extensa e rica rede hidrográfica onde correm as boas águas de Mação. As dezenas de nascentes e ribeiras (Eiras, Coadouro, Boas Eiras, Pracana, Ocreza e Bostelim), às quais se juntam as barragens da Ortiga, da Pracana e do Espelho de Água e o rio Tejo, proporcionam um conjunto de praias fluviais e zonas de banhos que constituem espaços de lazer para residentes e turistas.

IMG_4984.jpgMação_10.jpgDSC02536.JPGpegodarainha.JPGIMG_6529.JPG_MG_3576.jpgIMG_7371.JPGmacao2.jpg46.JPG542273_576034812425503_1372444263_n1.jpgIMG_4256.jpgTrês_picaretos_na_Barca_da_Amieira.JPG

 

A qualidade e pureza das águas de Mação são também consubstanciadas pelas termas da Ladeira de Envendos e pela água que é engarrafada na Ladeira.
Mação detém, também, um património histórico que representa um importante acervo que “começa” na pré-história e na arte rupestre – o concelho tem diversos achados arqueológicos, com destaque para as gravuras rupestres junto à ribeira da Ocreza e para a representação de um equídeo que constitui o primeiro achado de arte paleolítica ao ar livre no sul de Portugal. A importância deste acervo patrimonial motivou o investimento da autarquia no Museu de Arte Pré-histórica e do Sagrado no Vale do Tejo (classificado na rede do património Herity) que alberga um importante espólio sendo, no entanto, necessário uma intervenção orientada para a captação de mais visitantes de forma a aproveitar aquilo que pode constituir um elemento importante para a projeção do concelho. Também o ITM – Instituto da Terra e da Memória – contribui para a projeção e defesa da identidade de Mação, através da preservação e divulgação dos saberes e tradições do território.


Dispersas pelas diferentes freguesias do concelho podem encontrar-se algumas igrejas – a Igreja de Nossa Senhora da Conceição está classificada como património Herity – com interesse no âmbito do turismo religioso. Neste contexto, são também importantes, porque trazem à terra turistas e maçaenses que moram fora do concelho, as diversas festas que ocorrem por todas as freguesias e que constituem um elemento de animação das aldeias e de defesa da sua identidade. A análise dos recursos turísticos do concelho de Mação permite identificar alguns desafios que se colocam à organização coerente e atrativa dos diferentes produtos em que o concelho se distingue: turismo natureza, com forte preponderância da floresta e das linhas de água; turismo cultural, com especial enfoque na arte rupestre e nas tradições e saberes do concelho; e turismo gastronómico, alavancando os produtos e as receitas caraterísticas do concelho. Entre estes desafios destaca-se, desde logo, o desenvolvimento da oferta de alojamento e restauração. O potencial de valorização destes recursos terá de ser impulsionado por uma lógica de dinamização e integração em redes regionais e nacionais que aglomerem os diferentes agentes do concelho, devidamente alinhados com uma estratégia comum de promoção do território.

 

CONHEÇA-NOS UM POUCO MELHOR:

 

Diapositivo01.JPGDiapositivo02.JPGDiapositivo03.JPGDiapositivo04.JPGDiapositivo05.JPGDiapositivo06.JPGDiapositivo07.JPGDiapositivo08.JPGDiapositivo09.JPGDiapositivo10.JPGDiapositivo11.JPGDiapositivo12.JPGDiapositivo13.JPGDiapositivo14.JPGDiapositivo15.JPGDiapositivo16.JPGDiapositivo17.JPGDiapositivo18.JPGDiapositivo19.JPGDiapositivo20.JPGDiapositivo21.JPGDiapositivo22.JPGDiapositivo23.JPGDiapositivo24.JPGDiapositivo25.JPGDiapositivo26.JPGDiapositivo27.JPGDiapositivo28.JPGDiapositivo29.JPGDiapositivo30.JPGDiapositivo31.JPGDiapositivo32.JPGDiapositivo33.JPGDiapositivo34.JPGDiapositivo35.JPGDiapositivo36.JPGDiapositivo37.JPGDiapositivo38.JPGDiapositivo39.JPGDiapositivo40.JPGDiapositivo41.JPGDiapositivo42.JPGDiapositivo43.JPGDiapositivo44.JPGDiapositivo45.JPGDiapositivo46.JPGDiapositivo47.JPGDiapositivo48.JPGDiapositivo49.JPG