História

Mação é um Concelho do distrito de Santarém. Toda a área do concelho de Mação constitui riquíssima zona paleontológica e arqueológica.

Em todas as freguesias encontram-se fósseis, o que mereceu larga referência a Nery Delgado (Système Sillurique du Portugal; Étude de Stratigraphie Paléontologique).

No campo da arqueologia, a riqueza do Concelho é, sobretudo, da época Romana como o balneário romano em Ortiga. Um dos mais célebres de todos os achados foi o tesouro da Idade do Bronze do Porto do Concelho em Março de 1943, que se compunha de 42 peças (foices, lanças, machados, espadas, punhais, braceletes, etc.).

A história do Concelho de Mação apela à sua visita para que a descubra. É esse o desafio. Descobrir o Concelho de Mação, cada canto, cada pedaço da sua história e testemunhos do tempo, quer sejam na forma de arte, de património, de gastronomia, do ser, do fazer e do estar das gentes de Mação que são únicas e carregam a herança de outras vidas que nos conduziram até este Mação que é de hoje mas que é também de ontem, do passado.

Descubra-nos e Encante-se!