MAÇÃO TEM OLEÕES NOVOS

oleoes2

A Câmara Municipal de Mação, através da empresa Hard Level, procedeu à substituição dos Oleões por todo o Concelho.

Os anteriores, amarelos, era geridos pela Valnor.
Os novos são azuis sendo que alguns dos antigos permanecem nos locais mas passam a ser geridos pela nova empresa.
As instruções para deposição estão afixadas. Estes novos oleões estão equipados com um sensor que indica se estão cheios. Foram colocados nas sedes de freguesia e em algumas localidades cujo número de população assim o justifica.

Os locais onde existe oleão são:
Ortiga, Penhascoso, Aboboreira, Queixoperra, Carvoeiro, Envendos, Amêndoa, Cardigos, Chaveira, Vales , Mação – Calvário, Mação – Urb. Horta da Nora, Chão de Codes, Chão de Lopes e S. José das Matas.

Alertamos para a importância de reciclar os óleos alimentares usados, a bem do ambiente e da saúde. Devido ao elevado potencial de contaminação dos recursos hídricos, é fundamental a separação dos óleos da cozinha. Um litro de óleo é suficiente para poluir cerca de um milhão de litros de água, pelo que o esgoto nunca deve ser o destino a dar ao óleo alimentar usado, até porque podem danificar estas infraestruturas e potenciar o aparecimento de pragas.
Ainda, No oleão SÓ deve ser colocado óleo de origem alimentar.