agosto 2018

4.º ENCONTRO DE EMIGRANTES

emigrante 2018 programa

Mação prepara mais um Encontro de Emigrantes no dia 15 de Agosto de 2018, feriado, a partir das 17h30, no Jardim Municipal.
Relembramos que no ano passado o evento foi cancelado dada a situação que o Concelho vivia mas este ano volta a festa dos Emigrantes do Concelho de Mação, atuais e antigos!
Nesta data será assinalada de forma simbólica, com o descerramento de uma placa, a inauguração do Jardim Municipal após as obras de requalificação.
O programa terá início às 17h30 com este momento inaugural seguindo-se um espaço de Homenagem aos Emigrantes. Seguir-se-á uma a tarde de festa com música ao vivo com baile e um Lanche convívio com uma prova de produtos locais.
A Câmara Municipal de Mação convida todos os Emigrantes do nosso Concelho, bem como antigos emigrantes que já regressaram à sua terra, a esta terra que é de todos, para Festa das nossas Raízes.

EXPOSIÇÃO A COR DAS CORES

cores

Mação recebe em agosto 2018 a exposição "As Cores da Cor", de Fernando Delgado. A inauguração terá lugar às 16h00 do próximo sábado, 4 de agosto.
Esta exposição é a primeira retrospetiva do trabalho de Fernando Delgado e engloba 16 obras que ilustram o seu percurso artístico desde 2013. Encontrando na arte o prazer de existir, desde 1994, sob orientação do artista plástico Vitor Pi, frequenta o LIGARTE, um dos serviços da Casa das Artes da Fundação LIGA.
Sobre Fernando Delgado, Vitor Pi escreve o seguinte: «Quando o bailado do pincel abraçado às tintas, movimenta os primeiros gestos, Fernando está lá por inteiro. Mais que concentrado, ele está centrado, bem no meio da obra, bem na pele, suave ou áspera de cada cor. Ver Fernando a pintar é sentir a energia, a vontade de fazer. Quando pinta não tem limites. Todos somos possuidores de energia, Uns têm mais facilidade em partilhá-la, outros nem tanto. Fernando Delgado tem essa capacidade, por isso esta é uma pintura de energia positiva, colorida. Energia que Fernando Delgado tão bem sabe libertar para o seu espaço de pintor…».
A CASA DAS ARTES, um dos setores de intervenção da Fundação LIGA, promove oportunidades culturais e artísticas para estimular e desenvolver o potencial criativo de cada Pessoa, em qualquer idade e em qualquer circunstância da sua funcionalidade física, psíquica, social ou cultural, no reforço da sua auto-estima, autonomia criativa e reconhecimento social. Autonomia, Acessibilidade & Diversidade na Criação são os valores que estão na base da metodologia oferecida nas diferentes áreas de criação, formação e experimentação artística da CASA DAS ARTES (aulas semanais, workshops e ações de sensibilização, parcerias artísticas, exposições, espetáculos).
Fernando Delgado nasceu em Lisboa 1974. Frequenta o LIGARTE | Atelier da Fundação LIGA, desde 1994, sob orientação do artista plástico Vitor Pi. Neste âmbito contactou também com diversos artistas plásticos entre os quais se destacam: Graça Morais, Juan Soutullo, Roberto Chichorro, Manuel Cargaleiro e José de Guimarães. Expõe o seu trabalho na área da pintura desde 1994 em exposições individuais e coletivas.
Fernando Delgado é o gesto da cor feito pintura, através das suas obras fala-nos de uma alegria de viver a cada momento da sua respiração.
Exposições Individuais (Seleção)
Matérias, Galeria O Corredor, Fundação LIGA, Lisboa. 2012 // 4 Elementos, Galeria O Corredor, Fundação LIGA, Lisboa. 2013 // Stockmarket, Galeria O Corredor, Fundação LIGA, Lisboa. 2014 // A Forma da Cor, Galeria O Corredor, Fundação LIGA, Lisboa. 2015 // Geometria da Cor, Galeria O Corredor, Fundação LIGA, Lisboa. 2016 // Olhos de Prata, Galeria O Corredor, Fundação LIGA, Lisboa. 2017.
Exposições Coletivas (Seleção)
5 Pessoas, 5 Caminhos, 5 Pintores, Coletiva LIGARTE, Fundação AXA, Lisboa. 2011 // Diversidade_5 Visões Criativas, Coletiva LIGARTE Atelier, Fundação AXA, Lisboa. 2013 // Unidos na Diversidade pelos Direitos de cada Um, Festival IN, FIL – Parque das Nações e ISCSP-UL, Lisboa. 2015 // 60 Artistas da Casa das Artes nos 60 Anos da Fundação LIGA, CML Edifício do Campo Grande e Livraria Círculo das Letras, Lisboa. Eu, Tu, Nós, Espaço Lx. Jovem, Lisboa. Livros de Artista, Coletiva LIGARTE, Galeria O Corredor, Fundação LIGA, Lisboa. Encontros Contemporâneos ANACED, Biblioteca José Saramago, Loures. Sardinhas, Café Concerto Fundação LIGA, Campo Grande. LIGARTE (em) Pequenos Formatos, coletiva, Espaço Cultura AGEAS, Lisboa. 2016 // 60 Artistas da Casa das Artes nos 60 Anos da Fundação LIGA, Assembleia da República, Lisboa. Livros de Artista, Galeria ImpactHouse, Lisboa. 2018.
A Exposição ficará patente até 31 de agosto 2018, na Galeria do CC Elvino Pereira.