APOIO MUNICIPAL AOS APICULTORES

PROG APIC

A Câmara Municipal de Mação, estando ciente da importância da Apicultura para o Concelho e dos graves problemas que o sector enfrenta, que têm conduzido ao abandono da actividade por parte de inúmeros apicultores, aprovou, no dia 11 de Setembro de 2024, o Regulamento Municipal de Apoio à Apicultura.
Este Regulamento estabelece as condições de acesso a um apoio financeiro a fundo perdido, a conceder pelo Município aos residentes que sejam titulares de apiários registados na área do Concelho.

Os candidatos devem:
a)    Ser detentores da exploração apícola registada, de acordo com o Decreto-Lei n.º 203/2005, de 25 de novembro;
b)    Deter registo de atividade apícola atualizado;
c)    Apresentar a declaração anual de existências
d)    Possuir apiários georreferenciados no Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA);

e)    Respeitar uma distância mínima, entre apiários, de:
i) 400 m, para apiários entre 11 e 30 colmeias;
ii) 800 m, para apiários entre 31 e 100 colmeias.
f)    Assumir o compromisso de manter as condições de elegibilidade da candidatura durante um período mínimo de 1 ano;
g)    Efectuar tratamentos obrigatórios, nomeadamente contra a varroose.

A Candidatura deve ser acompanhada dos seguintes elementos:
a)    Comprovativo de residência no concelho (atestado da Junta de Freguesia ou certidão de domicílio fiscal disponível online no Portal das Finanças);
b)    Comprovativo do último registo de existências;
c)    Comprovativo do tratamento efectuado contra a varroose;
d)    Comprovativos da situação tributária e contributiva regularizada perante, respetivamente, a administração fiscal e a segurança social;
e)    Comprovativo do IBAN para pagamento do apoio.

O Regulamento poderá ser consultado AQUI.

O Programa de Apoio à Apicultura do Município de Mação decorre entre dia 1 de Outubro e 31 de Dezembro de 2024, podendo ser alargado, por deliberação da Câmara Municipal de Mação.

Os candidatos que pretendam beneficiar do apoio submetem a candidatura de forma eletrónica através do endereço http://www.cm-macao.pt, ou directamente na Câmara Municipal de Mação, ou através da Cooperativa Melbandos, na Avenida Vicente Mendes Mirrado, nº 557, em Mação (antigo CNO, Centro de Novas Oportunidades), tel. 927545110 – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

REQUERIMENTO AQUI.

Para informações adicionais poderá contactar o Serviço Municipal de Veterinária, através dos telefones 241577200, 967058837, ou através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .