Câmara apoia Educação

Macao

A preocupação e o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Mação, no que diz respeito à Educação, incide essencialmente em proporcionar igualdade de oportunidades e apoiar um ensino de qualidade. Consciente dos constrangimentos orçamentais das Famílias o Executivo Camarário tem envidado todos os esforços para proporcionar as melhores condições, nas diferentes áreas, à infância e juventude do Concelho. São vários os serviços, projetos e apoios que a Autarquia proporciona.

Câmara apoia famílias na aquisição de Manuais Escolares no 1º Ciclo

A Câmara Municipal de Mação financia, desde há 4 anos, a aquisição dos livros escolares dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Mação, recomendados pelo Agrupamento de Escolas Verde Horizonte.

O apoio é de 100% para alunos do 1.º Escalão; de 75% para alunos do 2.º Escalão; e de 50% para os restantes alunos, desde que tenha sido requerido à Câmara Municipal de Mação.

Este ano estão já abertas as candidaturas ao Apoio à Aquisição de Manuais Escolares no 1º Ciclo do Ensino Básico, ano letivo 2015/2016, que decorrem até ao final do primeiro período escolar.

O formulário de candidatura encontra-se disponível AQUI, na receção da Autarquia, nas Juntas de Freguesia e no Gabinete de Ação Social (onde deverá ser entregue), juntamente com os respetivos documentos.

Para mais esclarecimentos, poderá consultar o Regulamento de Benefício ao Apoio à Aquisição de Manuais Escolares no 1º Ciclo do Ensino Básico, AQUI.

Câmara apoia Jovens universitários com Bolsas de Estudo

As candidaturas para atribuição de Novas Bolsas ou Renovação das Bolsas de Estudo de Mação - Ensino Superior - Ano Letivo 2015/2016, decorrem entre 1 de setembro e 15 de outubro de 2015, nos Serviços desta Câmara Municipal.

As Bolsas de Estudo são uma das mais representativas acções junto dos jovens que ingressam no ensino superior, bem como das suas famílias. Anualmente são 18 os jovens que recebem Bolsa de Estudo da Câmara Municipal de Mação entre renovações e novas Bolsas que abrem anualmente. Um bolseiro da CMM recebe 150 euros mensais durante 10 meses por ano.

O Boletim de Candidatura (AQUI), bem como o Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo de Mação (AQUI), onde constam os documentos obrigatórios a entregar para análise do processo e seleção dos candidatos, estão também disponíveis na receção da Autarquia.

Apoios nas refeições e transporte

A Câmara Municipal de Mação reduziu, no passado ano letivo, o encargo das famílias com as refeições escolares sendo que garantiu uma redução de 50% nos valores das refeições escolares dos alunos dos Jardins-de-infância e do 1.º ciclo em relação aos praticados ao longo dos últimos anos. Assim, o custo atual das refeições é, no 1.º escalão: gratuito; no 2.º escalão: 0,36€ e 3.º escalão e seguinte: 0.73€.

As crianças em escolaridade obrigatória têm também transporte gratuito para a escola, qualquer que seja a localidade de proveniência. Os alunos do secundário pagam apenas 50% do bilhete.

Serviços da Autarquia complementam oferta educativa

O Município de Mação foi pioneiro na oferta de um Serviço de Psicologia junto das escolas tendo, neste momento, uma intervenção alargada. O serviço de Acção Social desenvolve, junto das escolas, Avaliação e Acompanhamento em Psicologia e Terapia da Fala; Orientação escolar e Profissional e desenvolve anualmente o projecto Conhecer para Estimular.

Há três áreas de ensino que a Câmara Municipal de Mação oferece aos níveis do pré-escolar, que são a Educação Física, a Educação Musical e o Inglês. Fazia-o também no 1.º ciclo, ainda antes de as AEC’s serem da responsabilidade do Agrupamento.

São ainda organizadas, anualmente, as Olimpíadas da Educação Física. Para que as crianças de fora da Vila de Mação possam usufruir das Piscinas Cobertas a Câmara proporciona o transporte e entrada das crianças dos jardins-de-infância nas mesmas.

Anualmente são muitas as Visitas de Estudo que a Câmara apoia oferecendo transporte gratuito a cada uma das turma do Agrupamento de Escolas. Promove ainda a Viagem de Estudo à Europa e a participação dos melhores alunos do 7.º ao 11.º ano da EB 2,3/S na Universidade Júnior, no Porto.

Uma das ações que maior destaque tem tido pelo apoio e reconhecimento que representa para os alunos da Escola são os Prémios de Mérito que reconhecem e gratificam financeiramente o melhor aluno do 2.º, 3.º ciclo e ensino secundário.

Na Biblioteca é desenvolvido anualmente um projeto de apoio ao plano curricular que procura, acima de tudo, motivar as crianças e jovens para a leitura. São desenvolvidos projetos como “Contos que se Contam… Histórias que se Ouvem” e “Cientistas de Palmo e Meio”, entre outros.