fevereiro 2018

HINOS HEROIS DA FRUTA A VOTAÇÃO

fruta

Estão já disponíveis os "Hinos da Fruta 2017/2018" das EB com Jardim-de-Infância de Cardigos, de Carvoeiro e de Mação. Este ano são 3 vídeos, 3 possibilidades para o nosso Concelho vencer o desafio. As votações estão abertas até 15 de março 2018!

A Câmara Municipal de Mação voltou a aderir, através do Serviço de Ação Social, a este projeto nacional – Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável –, pelo que as crianças precisam agora do seu contributo para vencer o desafio "Hino da Fruta".

Como votar?
Assista aos vídeos e vote no/nos seus preferidos telefonando (custo da chamada 0,60€+IVA) para os seguintes números:

Hino de Cardigos: Para votar ligue já: 760 456 326

Hino de Carvoeiro: Para votar ligue já: 760 456 325

Hino de Mação: Para votar ligue já: 760 456 324

Para quem não sabe, o "Hino da Fruta" é uma competição nacional que utiliza a música como veículo universal de transmissão de mensagens para levar as importantes lições do projeto "Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável" não só às crianças, mas também aos adultos.

Nesta atividade, as crianças partilham o que aprenderam sobre a importância de comer fruta todos os dias, convidando os adultos para ver, ouvir e votar nos seus hinos da fruta, aumentando assim o impacto deste projeto fora das escolas e envolvendo um número cada vez mais abrangente de pessoas.
A esta mobilização das famílias e das comunidades locais para a necessidade de se adotarem hábitos de vida mais saudáveis, o projeto designa "Missão - espalhar a magia da fruta por todo o país".

Entretanto, não se esqueça de votar nos Hinos da Fruta dos alunos de Cardigos, Carvoeiro e Mação.
As NOSSAS crianças precisam do SEU voto! Participe!

“FLORESTA PROTEGIDA 2018”

1515999502 floresta-protegida

O Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana vai realizar, no dia 27 de fevereiro, uma ação no Concelho de Mação, no âmbito da Operação “Floresta Protegida 2018”.

O objetivo desta Operação consiste em “sensibilizar, aconselhar e prevenir, criando uma dinâmica coletiva entre todos os parceiros, que levem ao cumprimento voluntário para a limpeza das faixas de gestão de combustível por parte dos proprietários dos terrenos, numa primeira fase. Posteriormente, será realizada uma fiscalização intensiva, de acordo com uma carta de risco, em coordenação com todas as Entidades”.

No dia 27 de fevereiro, a GNR irá percorrer o Concelho de Mação, com o reforço da Unidade de Intervenção da GNR, através do GIPS, sendo feita uma georreferenciação dos terrenos em infração, analisada as prioridades de intervenção e promovida a informação às Câmaras Municipais. Nesta ação estarão também presentes elementos da Proteção Civil e Câmara Municipal de Mação.

“Relembra-se que a obrigatoriedade de manutenção das faixas de gestão de combustíveis constitui uma das medidas preventivas previstas no Decreto-Lei nº 124/2006, de 28 de junho com redação atual, com o objetivo de reduzir o número de incêndios rurais.
Constata-se que muitos terrenos continuam a carecer de limpeza, de forma a salvaguardar a manutenção das faixas de gestão de combustíveis e assim contribuir para a redução do elevado número de incêndios rurais.
A prática mais comum da gestão de combustíveis consiste na limpeza dos terrenos, através do corte e remoção da biomassa vegetal neles existentes. Uma correta e oportuna gestão de combustíveis constitui um elemento essencial para a minimização do risco de incêndio.
A falta de manutenção das faixas de gestão de combustíveis (limpeza dos terrenos) constitui infração do foro contraordenacional e os seus responsáveis incorrem em coimas de 280€ a 10.000€, no caso de pessoa singular, e de 1.600€ a 120.000€, para pessoas coletivas”.

Refira-se que esta é uma ação concertada entre o Comando Territorial de Santarém da GNR com os Municípios que integram a zona de ação do Comando Territorial de Santarém. Realizaram-se reuniões preparatórias para coordenar as ações a efetuar. Em Mação, o Comando Territorial reuniu com a Câmara Municipal de Mação no início de fevereiro, onde estiveram também presentes representantes da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Autoridade Tributária, Infraestruturas de Portugal e Associações de Produtores Florestais, entre outros agentes de proteção civil.